sábado, 2 de maio de 2009

Funcionária Forense... alguém sabe o que é???


Como alguns já devem ter visto, o título deste post faz parte do "Meu perfil" aqui no Blogger.

E a pergunta, a seguir à menção da minha profissão, quer dizer o quê? Quer dizer que sempre que eu digo que sou "funcionária forense" logo salta a afirmação/pergunta: "Então trabalhas com autópsias!?!?!?"

E eu lembrei-me disto porquê? Porque um dia destes, quando ia de caminho para o trabalho, ao ouvir a RFM, mais precisamente o programa "Café da Manhã" e a rubrica "Sexo Forte" (um jogo de perguntas onde os adversários são uma mulher e um homem), a mulher que estava a jogar disse que era a "Fulana de Tal" e que era funcionária forense. Diz o Zé Coimbra (locutor da RFM e do Café da Manhã): "Ah! Trabalha com autópsias...". E não é que a fulana nem respondeu? Nem se deu ao trabalho de corrigir??

Francamente... só porque a palavra "forense" aparece já tem que ver com mortos???

Para acabar com a confusões e esclarecer os menos entendidos na matéria, aqui fica o significado de "forense", segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, e também o que é e o que faz um "funcionário forense".

E a ver se acabam as perguntas parvas...

FORENSE: 1. do foro judicial; 2. dos tribunais ou a eles relativo. FUNCIONÁRIO FORENSE: "O funcionário forense - credenciação de empregados que trabalham com advogados mediante titulação de cartão de identificação. O requerimento do pedido deve constar ainda compromisso, por sua honra, do empregado forense de que desempenhará as funções que lhe forem incumbidas com fidelidade, rigor e zelo e que respeitará a obrigação de sigilo profissional respeitante a todos os factos de natureza reservada ou confidencial de que tenha conhecimento no exercício das suas funções.
A comunicação, elemento essencial da sociedade moderna, é, ela própria, um veículo da imagem da empresa/Advogado. Nos dias de hoje a ligação entre cliente/Advogado/empresa faz-se não só por correio, fax e telefone mas também por Internet, correio electrónico e “sms”. O mesmo se passa com a conexão entre o advogado e as principais instituições do seu dia-a-dia (ex. Tribunais).

(Conselho Profissional de Secretariado- www.secretariaonline.net)

3 comentários:

  1. Obrigado pelo esclarecimento. Penso que as pessoas sãoinduzidas nesse ero devido a todas as séries de investigação criminal que passam na tv.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Skywalker:
    Concordo ctg. Acho que são CSI's a mais... lol

    Bjinho ;)

    ResponderExcluir
  3. Bem visto, colega. Essa das "autópsias" é aquele prato do dia que já enjoa...

    ResponderExcluir

Deixem aqui a vossa reação. Terei todo o gosto em vos ler. <3