domingo, 14 de junho de 2009

A tradição "já era"...

(Cascata de São João)

... e ontem tive a prova disso mesmo.

Para festejar o Santo António, fizeram aqui mesmo à minha porta, um baile para festejar o santo. Um dos 3 "Bailes dos Santos Populares do Bairro Jardim", uma "tradição" que foi recuperada há alguns anos, réplica dos bailes que aconteciam na minha meninice. Boas recordações tenho desses tempos, em que corria todo o largo do Bairro Jardim (vejam foto abaixo), como se dona dele fosse. E "bailava" até às tantas da madrugada, sem que necessário fosse ter alguém armado em polícia atrás de mim e dos meus companheiros e companheiras de aventuras.



1. Largo onde decorre o baile e é instalado o palco dabanda
2. Zona de comes e bebes e parque infantil


Hoje (ontem) já nada é o que era. As crianças só lhes falta andarem de trela para os pais saberem onde estão. E tudo o resto... sabe a "nada"! Os festões são industrializados. Na minha meninice faziam-se à mão, pelos elementos da comissão organizadora e familiares. Fiz muitos (o meu pai era um dos organizadores), lindos. Era um orgulho ver o largo do baile e a zona dos comes e bebes, tudo enfeitado com o trabalho das nossas mãos. Os comes e bebes... sardinha, fêveras, vinho e cerveja, mas já não sabem ao mesmo. E vem o pior... a música. Como de costume, foi contratada uma banda. E sabem que tipo de música tocaram/cantaram? Uma hora e meia de música portuguesa e depois... tcharannnnnnnnnnnn... música de discoteca! Fiquei siderada! Afinal aquilo era um baile de Santo António ou a réplica rasca das discotecas da terrinha???

De uma coisa tenho a certeza: a tradição já não é o que era... e a mim ninguém me apanha lá no baile de São João e de São Pedro! Mas vou ter que levar com a música... porque se ouve aqui no meu quarto como se lá estivesse (eu vivo a 50 metros do largo onde decorrem os bailes), mesmo com a janela fechada e a persiana toda corrida.

God help me!!


4 comentários:

  1. Credo! Música de discoteca num bailarico de aldeia ao fim de uma hora e meia??! Que mau.
    Na minha aldeia, a banda que lá vai toca música popular até às tantas e só depois quando fica o meu grupinho (somos um grupo muito unido) ou seja quando os velhotes vão todos dormir (normalmente após o fogo de artificio) eles tocam músicas mais para a nossa geração mas nunca de discoteca. Uma vez delirei com uma banda porque cantaram Ornatos violeta, Likin Park, Metallica entre outros. Música mesmo boa. Mas já eram umas 4 da manhã e muito nos aturaram eles. Mas enfim.. Música de discoteca já é demais, até para mim!

    Beijinhooos*

    P.s- A mamã já tá melhor?

    ResponderExcluir
  2. E provavelmente ainda só vai é piorar. Não tarda vem aí o dia do Pokemon.

    ResponderExcluir
  3. Passo pra conhecer seu blog, e desejar boa semana

    bjsss

    aguardo sua visita :D

    ResponderExcluir
  4. Pikiiii:
    É a mentalidade que temos hoje. E se ao menos a assistência tivesse gostado! Mas não. Começou logo a debandada.
    E obrigado, filhota. A mamã está mesmo quase, quase boa.
    Bjinho grande ;)

    Ninja!:
    Desde que não seja o dia do Tamagochi! lol
    Bjinho ;)

    Dri Viaro:
    Obrigado pela visita. Volta sempre. E sim, irei lá cuscar o teu blog.
    Bjinho ;)

    ResponderExcluir

Deixem aqui a vossa reação. Terei todo o gosto em vos ler. <3