sexta-feira, 19 de junho de 2009

Diplomacia? Ou esperteza?


A filha dos meus amigos L. e S., a Mimi, é uma criança linda de quase 4 anos (faz dia 05/07).

O L. é benfiquista e a S. portista. Ora, cada um deles quer, à força toda, que a Mimi seja do Benfica ou do Porto.

O L. é o mais "aplicado" nesta tentativa de "educar" a filha nas cores clubísticas e passa a vida a ensinar à criança que "o Benfica é fixe" (colocando o polegar para cima), "o Sporting é mais ou menos" (colocando a mão aberta de palma para baixo e oscilando a mão) e "o Porto não presta. Buuuuuuuuuu" (com o polegar para baixo).

Na passada terça-feira, no café do L., estávamos os 4 sentados numa mesa e lá começou a cantilena: "o Benfica é fixe", "o Sporting é mais ou menos", mas "o Porto não presta. Buuuuuuuuuu". A S. lá tentava convencer a Mimi que não, que "o Porto é que é fixe" mas a pirralha estava numa de agradar ao pai.

A página tantas, a S. já a ficar "chateada" com a coisa, diz à Mimi:

S.: "Ai tu gostas é do Benfica? Então hoje vais dormir sozinha no "castigo". (sublinho que o castigo é o quarto da Mimi, onde ela detesta dormir sozinha, não se tratando, assim, de alguma violência, seja de que espécie for, com a criança)
Mimi: "Não faz mal. Quem é do Benfica não tem medo e dorme sozinho." (claro que esta "sublime" frase (NOT!) foi ensinada à Mimi pelo L.)

A cena passou e chegada a S. a casa, mais a Mimi, esta cantarolava: "Eu sou do Benfica e vou dormir sozinha no castigo! Eu sou do Benfica e vou dormir sozinha no castigo! Eu sou do Benfica e vou dormir sozinha no castigo!", numa lenga-lenga sem fim à vista. A S. vestiu-lhe o pijama, deu-lhe o leitinho da noite e foi deitá-la no "castigo" com a pirralha sempre com a mesma cantilena: "Eu sou do Benfica e vou dormir sozinha no castigo!".

A S. estava de boca aberta pela Mimi querer dormir sozinha no quarto dela e sem chorar (para adormecer tinha de ser na cama dos pais, com a S.). Mas "não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe" e dali a 15 minutos, a S. ouve uns pezinhos descalços no soalho e ouve a voz da Mimi da porta do quarto: "Mamã, hoje posso ser do Sporting e deixas-me dormir contigo? Posso?"

Isto é ou não é diplomacia esperta?

E anda o L. todo preocupado porque a Mimi troca algumas palavras (porque é trapalhona e quer falar depressa e às vezes lá se troca toda) e "porque ela tem algum problema". Qual problema, qual carapuça! Ela esperta e "fina como um rato... só não chia!"


6 comentários:

  1. EU cá acho que a miuda devia era mesmo ser do Sporting, assim não agradava nem ao pai nem a mãe, ninguém se chateava e só mostrava bom gosto :)

    Beijinhoooos*

    ResponderExcluir
  2. Hehe, e eu estou de acordo contigo Majo, tendo em conta essa história! xD

    ResponderExcluir
  3. Andam os pais a dar "lições clubísticas" à Mimi, quando quem percebe de lições é ela mesma! Como digo sempre, a miúda tem futuro... seja ela benfiquista, portista ou sportinguista!! :D

    P.S.: Apesar das consequências que, pelos vistos, isso possa ter, a Mimi será benfiquista! :D

    ResponderExcluir
  4. Pikiiii:
    Que a opção dela é a mais diplomática, ninguém pode duvidar. Agora eu ter uma filhota virtual sportinguista??? Não me chega um filhote virtual benfiquista???
    No que eu me fui meter... :P
    Mas eu gosto de ti na mesma. :D
    Bjinho ;)

    Ninja!:
    Aquela tem cada uma que nem ao diabo lembra! Esperta como tudo! lol
    Bjinho ;)

    Bloguótico:
    Naaaaaaa... não vai ser benfiquista nada. Que a mãe (e eu, e eu) não deixa. E mãe é mãe! Tem que se respeitar. E ainda é pequenina e já diz o velho ditado: "De pequenino(a) se torce o pepino."
    Tu é que já não tens cura. Mas pronto. A mamã virtual gosta de ti à mesma. :D
    Bjinho ;)

    ResponderExcluir
  5. Nem diplomacia, nem esperteza. Está-lhe no sangue... porque é uma miuda de bom gosto!

    ResponderExcluir
  6. Miguel:
    Isso do "bom gosto" é relativo... E como diz o velho ditado... "Se não fossem os gostos, que seria do amarelo"... embora este ano até esteja na moda. lol

    Bjinhos ;)

    ResponderExcluir

Deixem aqui a vossa reação. Terei todo o gosto em vos ler. <3