segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ROMARIA DA SENHORA D'AGONIA

Dia 20 de Agosto começam as festividades em honra de Nossa Senhora d'Agonia, padroeira de Viana do Castelo.

Sou suspeita para falar, mas afirmo com todo o orgulho que a Romaria da Senhora d'Agonia é a rainha das romarias de Portugal.

As festividades acontecem de 20 a 23 de Agosto. Quem quiser aparecer, sintam-se BEM-VINDOS!

Vejam em baixo o programa das festividades (clicar na imagem para abrir o menu).



Deixo-vos com um cheirinho do que poderão ver por cá...

(os famosos tapetes das ruas da Ribeira, feitos pelos pescadores na noite anterior à procissão ao mar, por onde passa o andor com a imagem da padroeira, desde a igreja até ao cais)

(imagem da procissão solene)

(lindo fogo de artifício, o mais lindo do país)

(Alvorada/concentração de zés-pereiras)

[1]
(cortejo etnográfico, que mostra os ricos trajes vianenses - nas imagens, mordomas [1], lavradeiras [2] e noivas [3])


[2]

[3]

(os tradicionais e animados "gigantones e cabeçudos")


E como tão bem escreveu Pedro Homem de Melo e melhor cantou Amália Rodrigues...

Entre sombras misteriosas,
Em rompendo ao longe estrelas.
Trocaremos nossas rosas
Para depois esquecê-las.

Se o meu sangue não me engana,
Como engana a fantasia.
Havemos de ir a Viana,
Ó meu amor de algum dia.
Ó meu amor de algum dia,
Havemos de ir a Viana.
Se o meu sangue não me engana,
Havemos de ir a Viana.

Partamos de flor ao peito,
Que o amor é como o vento.
Quem pára perde-lhe o jeito,
E morre a todo o momento.

Se o meu sangue não me engana,
Como engana a fantasia.
Havemos de ir a Viana,
Ó meu amor de algum dia.
Ó meu amor de algum dia,
Havemos de ir a Viana.
Se o meu sangue não me engana,
Havemos de ir a Viana.

Ciganos, verdes ciganos,
Deixai-me com esta crença.
Os pecados têm vinte anos,
Os remorsos têm oitenta.


Cá vos espero.
Bjinhos ;)

8 comentários:

  1. A nossa linda Romaria! :)
    Eu não sou muito de romarias, mas esta é especial (talvez por o meu aniversário ser sempre num dia dessa romaria!) eheh

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser tão bonita. Um dia gostaria de a ir ver =)*

    Beijinhooos mamã*

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo ir praticamente todos os anos:) E este ano, lá estarei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes vou ver isso como tenho ai primos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Os tapetes são fantásticos!!

    Bj,
    (i)

    ResponderExcluir
  6. em tempos deslocava-me aí com alguma frequencia, outros tempos!
    è na realidade uma romaria muito bonita.
    quem sabe um dia possa voltar a ir aí ;)

    ResponderExcluir
  7. As festevidades prometem... e os zés-pereiras também! ;D

    ResponderExcluir
  8. Coiso:
    É linda mesmo! :) Depois de tantos anos, continuo a ficar encantada com tanta cor, alegria e beleza. Não é à toa que chamam a Viana do Castelo a PRINCESA DO LIMA!
    Bjinhos ;)

    Pikiiii:
    Se não tivesse a casa cheia nestes dias (tenho família emigrante cá… pois é… também me calha a mim… que vale eles não lêem blogs. lol), convidava-te para vires cá. Mas não faltarão oportunidades.
    Bjinhos, filhota ;)

    Ana:
    Cá te espero, linda.
    Bjinhos ;)

    Bernardo:
    Vem este ano que promete.
    Bjinhos ;)

    Inês Brito:
    Os tapetes são ainda mais fantásticos vistos ao vivo. As cores, os desenhos, realmente maravilhosos. E apreciar a arte e amor com que os vão fazendo noite fora, é uma experiência inesquecível. Só mesmo por devoção e fé, até porque todas as despesas são à custa dos pescadores e não da comissão de festas. É de valor!

    fj:
    Bora lá rumar ao Norte! Cá te espero!
    Bjnhos ;)

    Bloguótico:
    Os zés-pereiras é do que mais gosto de ver. As alvoradas são fantásticas quando eles se juntam todos na Praça da República e tocam todos ao mesmo tempo. Parece que se meteram dentro do corpo e até arrepia! lol

    ResponderExcluir

Deixem aqui a vossa reação. Terei todo o gosto em vos ler. <3