sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia da Mulher

Eu sei que o dia da mulher é só Domingo, dia 8 de Março. Mas este post vem na sequência de uma conversa hoje no café, entre amigas, umas solteiras, outras casadas, outras nem por isso. Tentavamos decidir onde ir jantar e beber um copo no Sábado (não vamos no Domingo porque depois vem Segunda-feira... e é dia de trabalho) para comemorar o Dia da Mulher (e o dia sem maridos/namorados/amigos coloridos!).

A mais entusiasmada do grupo era a D.. Toda ela era animação. Dava palpites, fazia piadas sobre "o bando de mulheres livres e desinibidas" que ia sair à rua no dia 8.

Até aqui tudo bem, pensam vocês. NÃO! Até aqui... TUDO MAL!!!

Eu explico. A D. é uma amiga de longa data que apesar de parecer uma mulher casada feliz e desinibida, só o é na aparência. e muitas das vezes nem isso, porque a base ajuda a melhorar a aparência mas não faz milagres.

Pois é... a D. é vitima de violência doméstica. E eu não consigo perceber, nem que me façam um desenho, me abram a cabeça e o metam lá dentro, como é que ela me cnsegue responder "Mas eu amo-o!" quando eu lhe pergunto porque não deixa o animal do marido. A sério! Não consigo compreender uma atitude destas.

Por ela e por todas as mulheres como ela... deixo aqui um texto que, apesar de muito conhecido, é sempre actual... infelizmente!

HOJE RECEBI FLORES!...
Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial; tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele disse-me muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial.

Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos lados. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje. E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não era Dia das Mães ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje.

Hoje é um dia muito especial: é o dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer.

Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para o deixar...
Se tivesse pedido ajuda profissional...
Hoje não teria recebido flores!

14 comentários:

  1. Lamento muito pela tua amiga, verdadeiramente. É uma coisa que abomino.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo perceber porque é que as mulheres se sujeitam a isso.. Amar é uma coisa, mas isso é falta de amor próprio. Revoltam-me os cobardes que fazem isso. Por mim era matá-los a todos à pancada!

    Beijinhooos*

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não consigo perceber como existe pessoas que conseguem viver assim uma vida de terror e ainda libertam uma palavra como (amo-o)...sinceramente não consigo compreender.
    A todas essas pessoas eu desejo...coragem! Coragem não para aguentar mas para se libertarem.
    Que este domingo seja um dia de libertação para todas as que sofrem em silêncio!

    ResponderExcluir
  4. é horrivel algumas mulheres sujeitarem-se a este tipo de coisas...

    ResponderExcluir
  5. arrepiante :(
    talvez a tua amiga tenha problemas de auto-estima, quem sabe uma ida ao psicologo não faça maravilhas?

    ResponderExcluir
  6. Depois da notificação que recebi, não podia deixar de comparecer no "tribunal"... só não contava era k fosse para comentar um post destes!
    Tal como tu, nem com desenho a cores percebo esse comportamento!!

    ResponderExcluir
  7. Sei o que isso é! Também já sofri por uma Amiga, pelo mesmo motivo!

    Vou fazer uma referencia a este post no meu Blog. Se houver problema por favor diz algo no meu blog. Obrigada :)


    e coragem para a tua Amiga, ela bem que precisa..

    ResponderExcluir
  8. Não sei, às vezes há algo mais que "ilude" as pessoas que pensam que algo pode mudar, sejam os filhos, a situação económica do casal, etc... Acredito que muitas mulheres prefiram isso a ter de começar uma vida sozinhas e a pulso... É lamentável e chega a ser uma cobardia. Não vale a pena tudo o que se pode dizer, só quando as mulheres sentem por si próprias que podem ser melhor, fazer melhor, se se libertarem dessas situações, é que conseguem efectivamente dar um passo em frente. Isso é que é um acto de coragem e não aguentar só para manter aparências, ou com a desculpa dos filhos (que mais tarde ou mais cedo se vão apercebendo tb) ou para se manter uma situação económica confortável.
    Compreendo que se fale em amor... Já se amou o que aquela pessoa era antes, mas a certa altura dizer-se que se ama, é só uma maneira de colocar um sentimento que já existiu como desculpa para a incapacidade de se agir.

    Espero que a tua amiga abra os olhos para si própria e que acabe por tomar a decisão mais acertada.

    ResponderExcluir
  9. Olá....
    vim do lado da Indecisa e..... fiquei parva a ler o teu texto....

    em primeiro lugar pela tua amiga... percebo o teu sofrimento... não porque alguma vez tenha conhecido alguma vitima de violencia doméstica ou tenha algum dia ter sido vitima de tal mas pelo que dizes... como é possível a justificação do "e porque amo-o...."

    mas em tempos tive uma relação para mim relação que considero tóxica.. por motivos totalmente diferentes mas que... eu não o conseguia deixar porque... "eu amava-o"....

    Um dia porém consegui.....e a tua amiga possivelmente tb irá conseguir....

    Em segundo lugar pelo texto que colocaste....

    excelente texto... que nos faz lembrar a real importância do dia da mulher...

    Tem um dia feliz!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente continuamos a assistir a este tipo realidades. E na nossa vida profissional o que podemos fazer para prevenir? Nada.... aparecemos apenas para tentar - sem sucesso - remediar o mal feito.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Este tema é-me muito caro. Conheço casos, de perto, que já aconteceram. Não entendo, em nenhum deles, como tal pode ser suportado e, pior, muitas vezes até justificado. Porque muitas vezes as próprias agredidas tentam justificar o agressor. Faz-me imensa confusão!

    Beijocas querida!

    ResponderExcluir
  12. Ninja!: Já somos dois a lamentar e achar abominável uma situação como a dela. :(
    Bjinho

    Pikiiii: E nem imaginas o que o marido dela já fez… de arrepiar!
    Bjinho

    Moonwisher: Não percebes tu nem eu. E neste caso não é amor. NOT! Por muito que me tentem convencer do contrário! E o que mais desejo à minha amiga é que se consiga libertar.
    Bjinho

    Cabeça no ar: Horrível é pouco. É impensável.
    Bjinho

    Donnola: E se soubesse o que ela já “aturou”… até te passavas. E não sei se um psicólogo ajudava. Acho que já é crónico!
    Bjinho

    Bloguótico: Não percebes tu, nem eu, nem ninguém minimamente decente.
    Bjinho

    Indecisa: Obrigado pela visita. E não há problema com o teu post. Estás à vontade. Coisas destas nunca é demais denunciar. E a minha amiga. A ver se um dia ela acorda.
    Bjinho

    Laidita: O caso da minha amiga nem tem sequer a ver com estabilidade económica ou os filhos. Quem sustenta a casa é ela que o marido é um vadio que só quer beber e mulheres. E os filhos já são os dois crescidos (um até já casou) e apoiam a mãe se ela se quiser divorciar. Por isso não entendo como ela continua nesta situação.
    Bjinho

    Eu mesma: Obrigado pela visita. E acredita que sofro mesmo. Porque gosto mto dela e não gosto de a ver sofrer assim. E “relação tóxica” tb tenho outra amiga nessa situação. Sofre e não consegue libertar-se. É terrível ver mulheres sofrer tanto.
    Bjinho

    PKB: Como eu te entendo. É frustrante saber que o mal já está feito e nada podemos fazer para voltar atrás. :(
    Bjinho

    Saltinho: É o que mais me revolta. Ver as agredidas tentar justificar o agressor. Põe-me fora de mim. E já me passei algumas vezes com a minha amiga à conta dessas supostas “justificações”.
    Bjinho

    ResponderExcluir
  13. Um gajo que bate numa mulher só pode ter uma pila muito pequenina!!!!!!!!!!!!!!!

    Não dá para entender, mesmo!

    Mas também não dá para entender quem aguenta isto.

    Hoje as pessoas separam-se porque não gostam dos espirros do outro. E aguentam isto?

    Não se entende mesmo.

    Mas a violência não se resume a bater. Essa é a parte visivel. Normalmente associada aos homens mas nem sempre - ainda mais estranho! Há muita violência psicológica e aqui a coisa já é mais equilibrada. Muitas vezes associada ao poder que as mulheres têm sobre os filhos.

    Enfim, uma tristeza em pleno século XXI...

    ResponderExcluir
  14. Miguel:
    Eu nem sequer chamo "pessoa" ou "homem" ou "mulher" a quem exerce este tipo de violência, seja física ou psicológica. Para mim são "coisas" porque ao até chamar-lhe "seres" estou a insultar os animais...

    Obrigado pela (longa) visita e volta sempre.

    Bjinhos ;)

    ResponderExcluir

Deixem aqui a vossa reação. Terei todo o gosto em vos ler. <3